quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Arte Paranaense


Pintura Paranaense

 A primeira imagem que se tem notícia da cidade de Curitiba é uma pintura do francês Jean Baptiste Debret, datada de 1827. Ele produziu diversas obras que têm como tema as paisagens paranaenses na viagem que fez ao Brasil com a Missão Artística Francesa, entre 1816 e 1831. Foi só na segunda metade no século XIX que a vida social do Paraná se organizou e as artes passaram a se desenvolver no Estado. Nessa época, surgiu em Paranaguá a primeira pintora paranaense, Iria Correa, que teve destaque com a exposição de seus trabalhos em 1866. Em Curitiba, o português Mariano de Lima e o norueguês Alfredo Andersen, considerado o “pai” da pintura paranaense, introduziam as primeiras escolas de arte do Paraná. Nesse período, apareceram os primeiros registros históricos e culturais do Estado através das artes plásticas.
No Museu Paranaense, o terceiro do Brasil, inaugurado em 1876, pode-se acompanhar a história do Estado por meio de pinturas e objetos antigos, além do trabalho de pintores paranaenses. Obras de artistas que marcaram a história da pintura paranaense como Guido Viaro, Miguel Bakun e Alfredo Andersen podem ser vistas no MON – Museu Oscar Niemeyer, um dos maiores da América Latina. O acervo do MON conta também com obras de pintores de renome mundial como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.
O Paraná possui ainda muitos outros espaços destinados à exposição das artes visuais. Pode-se citar o CAM – Casa Andrade Muricy, o Solar do Rosário, a Casa de Artes Helena Kolody, o Centro Juvenil de Artes Plásticas e o Centro Cultural Solar do Barão. O Memorial de Curitiba, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e a Secretaria de Cultura do Paraná também reservam espaços para a exposição de obras.
FONTE: Portal Bem Paraná