quinta-feira, 8 de maio de 2014

Perspectiva


Perspectiva - a representação do espaço

A perspectiva é um método de representação dos objetos, dos ambientes e das paisagens de modo a se aproximar bastante da realidade.

Em muitos casos, é mais importante perceber a forma de um objeto do que as suas dimensões, que são: largura, altura e profundidade.

Vamos supor que você queira desenhar uma máquina de lavar roupa. Certamente, usará uma folha de papel que possui duas dimensões (largura e altura). A folha de papel possui uma pequena espessura, que não é considerada uma grandeza confrontável.

A perspectiva consiste em desenhar em um papel de duas dimensões um objeto de três dimensões.







Rafael Sanzio. A Escola de Atenas, 1508-1511. Mural Rafael Sanzio.

O desenho em perspectiva surgiu na Itália, na época do Renascimento. Ao lado, arcadas da Praça de Parejas, em Aranjuez, Espanha.




Foto de Manoel M. Vicente

Regras da perspectiva

Perspectiva é, portanto, a arte que nos ensina a desenhar, isto é, a representar um objeto visto de um ponto determinado do espaço: o ponto de vista.

A posição dos olhos do observador é chamada de ponto de vista e se considera colocada a cerca de 160 cm do solo. De perfil, o solo é representado pela linha da terra.

Linha de terra, ou traço do quadrado, é a base inferior desse quadrado e a intersecção do quadro com a parte geométrica. Observe a figura abaixo:


Figura 01.

Para a execução da perspectiva, imagine que entre o objeto observado e os olhos do observador tenha sido interposto um plano transparente: o plano perspectivo (fig. 01).

PLANO PERSPECTIVO é aquele a partir do qual se imagina o desenho do objeto observado.

Dos olhos do observador se imagina que saia uma série de raios visuais, que alcançam o plano perspectivo; em particular, um raio que alcança perpendicularmente o plano no ponto P, o ponto principal (fig. 01).

PONTO PRINCIPAL é a projeção ortogonal do ponto de vista sobre o quadro, paralela à linha da terra.

Os feixes de luz saem dos olhos de forma cônica.

REGRA IMPORTANTE: na perspectiva, todas as linhas verticais das imagens conservam-se tantas quantas são no desenho.

As linhas horizontais convergem para o ponto de fuga ou ponto P.

PONTO DE FUGA é aquele situado sobre a linha do horizonte. Para ele convergem em perspectiva todas as paralelas, com exceção das linhas horizontais de frente.

Para se achar o ponto de fuga na linha do horizonte, faz-se necessário que a mesma seja colocada na altura dos olhos do observador; aí se encontra a linha do horizonte.

LINHA DO HORIZONTE (fig. 02) é aquela formada pelo encontro de um plano horizontal que passa à altura do ponto de vista com o plano vertical sobre o qual se projeta a imagem.


Figura 02.


É BOM SABER

A palavra perspectiva vem do  latim prospicere = olhar para a frente.

A perspectiva consiste em representar um objeto com um só desenho o mais próximo possível do que nossos olhos podem identificar.
  • Linha do horizonte. Varia de acordo com a posição do observador. Exemplos:

  •  Ponto de fuga. Exemplo:

Perspectiva cônica

A perspectiva linear, quando o centro de projeção é próprio, toma o nome de perspectiva cônica ou exata.

Perspectiva cavaleira

Quando a direção for inclinada em relação ao quadro, a perspectiva é cavaleira. É de  grande utilidade nos desenhos técnicos. Esta perspectiva consiste em situar planos e eixos paralelos em três dimensões do espaço: altura, largura e profundidade.


Perspectiva isométrica

A figura é representada como ela é na realidade, com uma aresta para o observador.

Usamos o eixo isométrico.



Algumas imagens de perspectiva:





















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