terça-feira, 14 de outubro de 2014

Arte feita com formas geométricas

O triângulo representa o equilíbrio e a estática



O museu do Louvre, na França, possui uma pirâmide de vidro formada por 603 losangos e 70 triângulos.

O triângulo é uma figura plana formada por três retas, que se encontram duas a duas; seus ângulos somam 180º. Ao triângulo equilátero, que possui os três lados iguais, são atribuídos inúmeros significados visuais de equilíbrio e estaticidade. O triângulo equilátero é também a forma básica de estruturas arquitetônicas modernas, como, por exemplo, a pirâmide do Louvre, em Paris.

Contudo na arquitetura tradicional o triângulo era usado apenas com função decorativa e estática.

O significado simbólico

Através dos séculos, devido a sua simplicidade e à perfeição de sua forma, o triângulo ganhou vários significados: com a ponta para cima representa o fogo; na tradição judaica, a Santíssima Trindade. Seu significado foi mudando de povo para povo e de cultura para cultura.

Observe as divisões que puderam ser feitas no triângulo equilátero.




Tomando por base as figuras abaixo, faça divisões em um desenho, pintando com cores contrastantes.




O quadrado - funcional e absolutamente belo

O quadrado é o quadrilátero formado por quatro lados iguais e quatro ângulos retos.

Nas mais antigas escrituras e nas incrisões rupestres, o quadrado simboliza o recinto, a casa, o campo. O significado do quadrado, assim como do triângulo, é a solidez do equilíbrio e da estabilidade.

A estrutura modular do quadrado se obtém traçando linhas paralelas aos lados equidistantes, de modo a se obter um submúltiplo do lado do quadrado originário. Na arquitetura, a planta quadrada foi utilizada em diferentes épocas, sobretudo em construções coletivas. A estrutura quadrada lembra também os acampamentos dos soldados romanos na Antiguidade.

O SIGNIFICADO SIMBÓLICO

Na linguagem dos símbolos o quadrado é a figura geométrica mais conhecida universalmente. É símbolo de tudo o que é terreno, concreto, em oposição ao céu. Em muitas culturas, inclusive na cristã, ele representa o cosmo.


Praça do Povo em Ascoli - Itália. Além de a praça ser quadrada, seu piso também é quadrado.


Piet Mondrian. Composição, 1923. Óleo sobre tela, 39 cm x 35 cm. Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma.

O círculo é uma superfície plana contida na circunferência

Na arquitetura a forma circular é muito difundida, muitos são os templos religiosos vistos na Antiguidade com forma circular. A combinação do círculo, com triângulos ou quadrados, origina elaborações gráficas de grande resultado estético, por isso o círculo é uma estrutura muito utilizada também na área gráfica e na publicidade comercial.

O SIGNIFICADO SIMBÓLICO

Os significados simbólicos do círculo são muitos. Os círculos concêntricos representam o conceito de hierarquia universal, a própria Divina comédia, de Dante Alighieri, tem na obra uma estrutura circular concêntrica.


Anfiteatro de Arles, na França. Construído em estrutura, circular por razões funcionais e formais.

O círculo simboliza o céu, o cosmo; em algumas civilizações, como a dos babilônios, o tempo; na iconografia cristã, início e fim e eternidade.

Por sua perfeição formal o círculo assume significado muito importante na Idade Média, no período gótico. Basta vermos as belas igrejas com cúpulas circulares.

O círculo

O círculo possui uma estrutura radial.

A combinação do círculo com o triângulo e o quadrado resulta em elaboração de grande estética.


Trabalho gótico feito nas igrejas medievais.

ATIVIDADE

Obra de arte com a forma circular - desenhar

Com o uso de um compasso crie vários círculos de tamanhos diferentes, alguns podem até nem ser completos, formando uma composição somente de círculos. Depois preencha cada um deles com uma textura diferente usando caneta hidrocor.

MATERIAL

Compasso, caneta hidrocor.






Nenhum comentário: