domingo, 6 de abril de 2014

Círculo cromático - cores complementares e cores análogas


O círculo cromático mostra as cores e como estão classificadas. Neste círculo, por exemplo, podemos ver no centro as três cores primárias e, ao lado de cada duas cores, a cor secundária resultante da soma de duas primárias.

Podemos também perceber no círculo cromático a divisão entre as cores quentes e as cores frias.


As cores que ficam ao redor desse círculo são as cores terciárias, ou seja, são cores resultantes de uma secundária, com um percentual maior de uma primária. Como por exemplo, o verde azulado, onde a presença de azul é maior que a do amarelo.

Cores complementares

As cores complementares são as cores opostas no círculo cromático. Elas são chamadas complementares porque temos uma cor secundária que completa uma primária, formando as três cores primárias. 

Veja os exemplos:







O roxo é o complementar do amarelo, porque nele temos a presença do magenta e do azul, as duas cores primárias restantes que completam o amarelo.


O laranja é o complementar do azul, porque nele temos a presença do magenta e do amarelo, as duas cores primárias restantes que completam o azul.


O verde é o complementar do magenta, porque nele temos a presença do azul e do amarelo, as duas cores primárias restantes que completam o magenta.

Cores análogas

As cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático. Observe seu círculo cromático: cada duas cores vizinhas são chamadas de cores análogas.




Nenhum comentário: