Design é, portanto, uma atividade criativa
pela qual se projeta todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas,
peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e também interfaces de programas de
computador. É uma palavra de origem inglesa.
O design surgiu por volta de 1920, na
Alemanha, na Escola de Bauhaus, fundada pelo arquiteto W. Gropius. A finalidade
do design era produzir, industrialmente, com grandes tiragens, objetos
esteticamente bonitos, com precisão de uso, preços baixos e de fácil acesso a
todas as camadas da sociedade de consumo. Os objetos, além de serem funcionais,
deveriam atender ao gosto do público e ao momento cultural. Na Escola de
Bauhaus trabalharam artistas importantes, como os pintores Paul Klee e V.
Kandinsky, os arquitetos Van der Rohe e W. Gropius.
Os produtos do design nascem de uma
colaboração entre o desenhista projetista e a indústria. O objeto vem definido,
projetado em todas as suas partes. É estudado o material, a forma (estética), a
funcionalidade, a matéria-prima e o uso do produto em série.
Observe o esquema. Trata-se de um resumo das
principais fases de procedimento do design.
As flechas indicam os diversos caminhos que
podemos seguir para chegar ao design.
Assim, podemos definir cada passo como:
A - BRIEFING - RESUMO
Quando o cliente encarrega o desenhista de
projetar alguma coisa, ele fornece um briefing, isto é, a informação, o uso a
que se destina o projeto, como deverá aparecer e qual será o preço.
B - IDEIA
O desenhista pesquisa ideias para o projeto
olhando livros, ou observando vitrines, ou imaginando.
C - PROCURA
O desenhista deverá saber como projetar,
trabalhar e elaborar os detalhes do porta-CDs. Muitos livros são consultados. O
desenhista procurará chegar bem próximo do pedido feito pelo cliente.
D - PRIMEIROS ESBOÇOS
As primeiras
ideias são esboçadas a mão livre. Vários esboços são feitos, até que se
encontre uma ideia funcional.
E - MODELO
Fazer um modelo é uma simples prova para
verificar se o projeto vai funcionar. Os desenhistas fazem o modelo em
cartolina ou em outro material que possa expor ao cliente a sua ideia.
F - DESENHO EM PERSPECTIVA
Depois é feito um esboço, um desenho em forma
de perspectiva. O desenho em perspectiva permite executar o desenho real
(final) do objeto. Com esse tipo de desenho, o cliente terá a ideia quase que
total do objeto pedido.
G - DESENHO TÉCNICO
Depois é feito um desenho técnico, que fornece informações precisas
sobre a grandeza e a forma do objeto a ser realizado.
H - FIM DO MODELO E PROJETO PRONTO
É o briefing executado, a última fase do
design, quando a ideia tomou forma e o objeto encontra-se pronto para o uso.
RESUMO DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA
É elaborado o briefing, um documento com
informações fornecidas pelo cliente, que
direcionam a agência na criação de uma campanha. Nele se detalha como deverá se desenvolver o
trabalho, determinando-se o emissor, o
receptor e a mensagem.
Durante a criação de uma campanha, os
redatores, isto é, as pessoas que escrevem os textos, e o diretor de arte,
responsável artístico pela propaganda, propõem, com outros colaboradores,
diversas soluções, que são estudadas.
A partir daí, o projeto publicitário ganha
forma e cresce em detalhes.
Outro importante aspecto para o sucesso de uma
campanha é divulgá-la nos meios de comunicação adequados ao perfil do
consumidor. Por essa razão vemos
revistas, programas de rádio e tevê direcionados para diferentes públicos,
como crianças, executivos, surfistas, donas de casa, entre muitos outros.
Linha e design industrial
A linha industrial de produtos e o design
têm suas raízes na época em que cada
comunidade humana começou a fabricar utensílios e a utilizar formas práticas
que pudessem ser usadas com facilidade. Os primeiros objetos eram feitos com
elementos da natureza, como ossos, ramos, peles de animais, etc., e foram fruto
de um ato consciente, voluntário e espontâneo.
Com o passar do tempo e o avanço das civilizações, da tecnologia, da
indústria e do comércio de
mercadorias e objetos, a técnica evoluiu
muito, e o produto industrializado passou a substituir o artesanal.
William Morris (1834-1896) abriu uma fábrica
de tecidos, cerâmicas, vidros, etc. Sua finalidade era provocar uma crescente industrialização desses produtos. Em oposição, surgiu o
movimento denominado Arts and Crafts, com a finalidade de recuperar a linha
artesanal, reviver valores culturais
perdidos, enfim, ocupar um lugar mais importante na sociedade, que se havia
tornado muito consumista.
A enorme
quantidade de produtos nos mercados
consumidores fez com que técnicos
e artistas estudassem novas formas de
projetar objetos, atendendo ao gosto do momento.
O ser humano, pela sua própria natureza, gosta
de mudanças e varia suas preferências, mesmo em relação a objetos
industrializados. Ele aprecia etiquetas,
linhas, cores, enfim, quer se diferenciar dos outros para mostrar
exclusividade.
Acima, temos a estrutura de uma poltrona feita por Ivo Pires Passuello, e a direita, temos a poltrona pronta.
Em 1928, os modelos de carro feitos por
Corbusier e P. Janneret anteciparam a série de carrocerias que dariam origem,
tempos mais tarde, ao Volkswagen.
A função do design não é propriamente
artística, mas, sim, de valorizar esteticamente o produto, mantendo sua
importância e eficácia e garantindo a sua venda; ao mesmo tempo, comunica, por
meio da imagem visual, a sua funcionalidade.
Alguns objetos de design atual
Veja abaixo alguns objetos cujo design é
bastante atual.
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