domingo, 10 de agosto de 2014

Design

Entendemos por design o empenho criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e definição de um objeto, uma imagem, entre outros, voltados a uma determinada função. Falando de uma forma mais ampla,o design é a solução para um problema. Podemos dizer que designer é a pessoa que projeta algo.
Design é, portanto, uma atividade criativa pela qual se projeta todo tipo de coisas, incluindo utensílios, vestimentas, peças gráficas, livros, máquinas, ambientes e também interfaces de programas de computador. É uma palavra de origem inglesa.
O design surgiu por volta de 1920, na Alemanha, na Escola de Bauhaus, fundada pelo arquiteto W. Gropius. A finalidade do design era produzir, industrialmente, com grandes tiragens, objetos esteticamente bonitos, com precisão de uso, preços baixos e de fácil acesso a todas as camadas da sociedade de consumo. Os objetos, além de serem funcionais, deveriam atender ao gosto do público e ao momento cultural. Na Escola de Bauhaus trabalharam artistas importantes, como os pintores Paul Klee e V. Kandinsky, os arquitetos Van der Rohe e W. Gropius.
Os produtos do design nascem de uma colaboração entre o desenhista projetista e a indústria. O objeto vem definido, projetado em todas as suas partes. É estudado o material, a forma (estética), a funcionalidade, a matéria-prima e o uso do produto em série.
Observe o esquema. Trata-se de um resumo das principais fases de procedimento do design.
As flechas indicam os diversos caminhos que podemos seguir para chegar ao design.

Assim, podemos definir cada passo como:
A - BRIEFING - RESUMO
Quando o cliente encarrega o desenhista de projetar alguma coisa, ele fornece um briefing, isto é, a informação, o uso a que se destina o projeto, como deverá aparecer e qual será o preço.
B - IDEIA
O desenhista pesquisa ideias para o projeto olhando livros, ou observando vitrines, ou imaginando.
C - PROCURA
O desenhista deverá saber como projetar, trabalhar e elaborar os detalhes do porta-CDs. Muitos livros são consultados. O desenhista procurará chegar bem próximo do pedido feito pelo cliente.
D - PRIMEIROS ESBOÇOS
As primeiras  ideias são esboçadas a mão livre. Vários esboços são feitos, até que se encontre uma ideia funcional.
E - MODELO
Fazer um modelo é uma simples prova para verificar se o projeto vai funcionar. Os desenhistas fazem o modelo em cartolina ou em outro material que possa expor ao cliente a sua ideia.
F - DESENHO EM PERSPECTIVA
Depois é feito um esboço, um desenho em forma de perspectiva. O desenho em perspectiva permite executar o desenho real (final) do objeto. Com esse tipo de desenho, o cliente terá a ideia quase que total do objeto pedido.
G - DESENHO TÉCNICO
Depois é feito um desenho  técnico, que fornece informações precisas sobre a grandeza e a forma do objeto a ser realizado.
H - FIM DO MODELO E PROJETO PRONTO
É o briefing executado, a última fase do design, quando a ideia tomou forma e o objeto encontra-se pronto para o uso.
RESUMO DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA
É elaborado o briefing, um documento com informações  fornecidas pelo cliente, que direcionam a agência na criação de uma campanha. Nele  se detalha como deverá se desenvolver o trabalho, determinando-se  o emissor, o receptor e a mensagem.
Durante a criação de uma campanha, os redatores, isto é, as pessoas que escrevem os textos, e o diretor de arte, responsável artístico pela propaganda, propõem, com outros colaboradores, diversas soluções, que são estudadas.
A partir daí, o projeto publicitário ganha forma e cresce em detalhes.
Outro importante aspecto para o sucesso de uma campanha é divulgá-la nos meios de comunicação adequados ao perfil do consumidor. Por essa razão vemos  revistas, programas de rádio e tevê direcionados para diferentes públicos, como crianças, executivos, surfistas, donas de casa, entre muitos outros.
Linha e design industrial
A linha industrial de produtos e o design têm  suas raízes na época em que cada comunidade humana começou a fabricar utensílios e a utilizar formas práticas que pudessem ser usadas com facilidade. Os primeiros objetos eram feitos com elementos da natureza, como ossos, ramos, peles de animais, etc., e foram fruto de um ato consciente, voluntário e espontâneo.
Com o passar do tempo e o avanço das  civilizações, da tecnologia, da indústria  e do comércio de mercadorias  e objetos, a técnica evoluiu muito, e o produto industrializado passou a substituir o artesanal.
William Morris (1834-1896) abriu uma fábrica de tecidos, cerâmicas, vidros, etc. Sua finalidade era provocar uma  crescente industrialização  desses produtos. Em oposição, surgiu o movimento denominado Arts and Crafts, com a finalidade de recuperar a linha artesanal, reviver valores  culturais perdidos, enfim, ocupar um lugar mais importante na sociedade, que se havia tornado muito consumista.
A enorme  quantidade de produtos nos mercados  consumidores  fez com que técnicos e artistas  estudassem novas formas de projetar objetos, atendendo ao gosto do momento.
O ser humano, pela sua própria natureza, gosta de mudanças e varia suas preferências, mesmo em relação a objetos industrializados. Ele aprecia  etiquetas, linhas, cores, enfim, quer se diferenciar dos outros para mostrar exclusividade.



Acima, temos a estrutura de uma poltrona feita por Ivo Pires Passuello, e a direita, temos a poltrona pronta. 

Em 1928, os modelos de carro feitos por Corbusier e P. Janneret anteciparam a série de carrocerias que dariam origem, tempos mais tarde, ao Volkswagen.
A função do design não é propriamente artística, mas, sim, de valorizar esteticamente o produto, mantendo sua importância e eficácia e garantindo a sua venda; ao mesmo tempo, comunica, por meio da imagem visual, a sua funcionalidade.

Alguns objetos de design atual
Veja abaixo alguns objetos cujo design é bastante atual.

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