Artesanato é o processo produtivo medieval que foi substituído, com a Revolução Industrial, pela produção mecanizada em massa, a qual, entretanto, não lhe tira o valor artístico.
O trabalho manual no qual o artesão usa suas próprias mãos e ferramentas, auxiliado, às vezes, por outras pessoas (aprendizes), é uma obra artística.
Os tempos evoluíram, mas até hoje muitas pessoas se dedicam ao artesanato, ou seja, ao fabrico domiciliar, sendo raro o uso de máquinas para montar os produtos.
Atualmente, a máquina, a produção em série, tem transformado o sistema artesanal em semi-industrial. Contudo, os artesãos são o exemplo de uma arte popular, na maioria das vezes são anônimos e expressam a arte com materiais diversos. Assim, uma família inteira pode usufruir do artesanato como forma de sustento. Podemos trabalhar o artesanato com barro, gesso, madeira, fibras, plásticos. Alguns artesãos no Brasil se especializaram em fazer santos, são os chamados santeiros. Entre eles podemos citar o mestre Dezinho de Valença, no Rio de Janeiro. A presença do negro estimulou a criação de imagens de deuses africanos. Um dos nomes de destaque no artesanato brasileiro é o mestre Vitalino, cujo nome completo é Vitalino Pereira dos Santos.
Hoje em dia, o artesanato brasileiro é também muito valorizado no exterior, muitas pessoas produzem obras para serem exportadas e os consumidores dão muito valor a esses trabalhos.
Podemos fazer artesanato com muitos materiais diferentes, como tecido, madeira, barro, massa plástica, linhas e lãs, enfim, cada um acha um jeito diferente para criar suas obras, cada região do país procura se adaptar à matéria-prima que tem mais facilidade de uso e de custo.
Bonecos de mamulengo do Nordeste brasileiro.
Artesanato feito no Recife.
Cerâmica marajoara, Norte do Brasil.
Artesanato brasileiro - fazendo arte com papel
A técnica do papel picado é simples e o papel pode até ser substituído por tecido. Faça um desenho como base para a colagem. Recorte o papel, separando as cores que você pretende usar. Elas devem formar uma harmonia, proporcionando um resultado final atraente e esteticamente agradável.
Esta técnica é uma forma de artesanato e pode ser aplicada em diversos materiais, como papel, madeira, gesso, papelão, entre outros. Se você quiser, pode tentar fazer uma peça de madeira, como um porta-retratos, para seu quarto. Você pode escolher cores que combinem com seu ambiente.
Existem muitos artistas que usam o mosaico de papel picado como forma de expressão plástica. Veja alguns exemplos:
ATIVIDADE Faça um desenho e cubra toda a superfície com papel picado, diluindo a cola branca em um pouco de água. Complete o se desenho com as cores escolhidas .Depois de pronto, passe uma camada de cola branca como se fosse um verniz. Você pode fazer uma paisagem, um vaso, um peixe, enfim, use sua imaginação. No final, seu trabalho poderá ser socializado e se transformar em uma obra única.
MATERIAL Papéis diversos, revistas, tesoura sem ponta, cola branca, água e pincel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário