sexta-feira, 12 de setembro de 2014

História da Arte - a luz na obra de arte - Impressionismo

Edouard Manet. Almoço na relva, 1863. Óleo sobre tela. Museu D'Orsay, Paris, França.

O ano de 1863 foi uma data muito importante para a Idade Moderna: em um salão, na galeria de arte de Paris, foi exposta a coleções de Edouard Manet.

Nascia o Impressionismo.

O Impressionismo é, antes de tudo, uma técnica. Adota-se o uso de cores puras e solares, tonalidades de rosa e azul, de verde brilhante, e emprega-se pouco o preto, que obscurece e empoeira as obras do passado.

Além de uma técnica, uma concepção diferente da pintura: é a pintura em plein-ar, ao ar livre, fora dos ateliês, à luz do Sol, onde o contorno não tão preciso dava à tela uma intensidade toda especial.

Os impressionistas não se preocuparam apenas com o jogo delicado das cores, resultante da observação. Sua descoberta consistiu, principalmente, em reconhecer que as cores mudam de tom sob a luz do Sol: que esta tende pela própria intensidade em fundi-las em luminosidade, como se fundem num único estado incolor (a luz), os sete raios prismáticos do espectro.

Trabalharam, gradualmente, decomposição da luz solar em seus elementos e recomposição da mesma, usando a harmonia geral dos tons irisados que espalharam sobre as telas. No que se refere à delicadeza da visão, foram sutis na interpretação dos tons, obtendo resultados extraordinários.

Paris foi o ponto de encontro de jovens pintores como: Edouard Manet, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, Claude Oscar Monet, Camille Pissaro.

Vamos conhecer algumas obras de Pierre-Auguste Renoir. A obra Menina com as espigas aparece com a luz natural que ilumina a paisagem ao fundo, característica que aproxima ainda mais as correntes impressionistas. Os tons de amarelo, verde e alaranjado dominam o quadro, carregando seu conjunto de harmonia, alegria e felicidade, aplicadas de maneira rápida e com pinceladas carregadas, provavelmente com curtos toques, particularidade que define o artista.

Renoir, Menina com as espigas - menina com flores, 1888. Óleo sobre tela, 65 cm x 54 cm. Masp, São Paulo.

Renoir, Rosa e azul, 1881. Óleo sobre tela, 119 cm x 74 cm. Masp, São Paulo.

Renoir, Dançando em Bougival, 1883. Óleo sobre tela, 182 cm x 98 cm. Museum of Fine Arts, Boston.

Renoir, O passeio, 1870. British Rail Pension, Londres, Inglaterra.

Renoir, No jardim de Luxemburgo, 1887. Óleo sobre tela, 64 cm x 53 cm. Coleção particular.

Claude Oscar Monet, outro pintor impressionista, foi marcante nessa fase. Vamos conhecer algumas de suas obras.

Claude Monet, O lago das Ninfetas, 1903. Óleo sobre tela, 74 cm x 106,5 cm. Museu de Arte Moderna, Nova York, EUA.

Claude Monet, A mulher com sombrinhas. O passeio, 1875. Óleo sobre tela, 100 cm x 81 cm. National Gallery of Art, Washington, EUA.

Claude Monet, Ninfeias, 1916. Óleo sobre tela, 200 cm x 200 cm. The  National Museum of Western Art, Tóquio, Japão.

O quadro Ninfeias, também chamado Nenúfares, ficou famoso ao se tornar protagonista dos últimos quadros de Monet. O pintor construiu um exuberante jardim em sua casa e começou a cultivar essas exóticas ninfeias importadas do Japão. Monet no quadro observa a dança das ninfeias na água e, ao reflexo dos salgueiros, usou pinceladas cada vez mais fluidas, que se reduziram a manchas de tons escuros que se alegram no colorido das ninfeias, Esta é a tela mais problemática do impressionismo.

 Camille Pissaro, L'Ermitage à Pontoise, 1867. Musée d'Orsay, Paris.

Camille Pissaro, Moisson, 1876. Óleo sobre tela, 65 cm x 92 cm. Musée d"Orsay, Paris.

A arte impressionista foi a primeira e mais violenta revolução no campo artístico, contra as regras dos pintores tradicionais aprovadas desde séculos.

Eles invadiram o bairro de Montmartre, em Paris, às margens do rio Sena em Argenteuil e Asnière. Observavam encantados o alvorecer e o pôr do sol, os campos, os rios, as florestas e pintavam tudo o que viam ao seu redor: cenas de rua, trabalhadores, camponeses, jogadores, mulheres nuas, vestidas, estradas, muros, pinheiros, o açoite do vento nas árvores, árvores desfolhadas pela neve, obviamente tudo o que eles achavam "belo". Observavam os matizes da natureza e passavam tudo para a tela, desde o alvorecer, até o pôr do sol. E um mesmo motivo era representado em diferentes momentos pelo mesmo pintor ou por diferentes pintores. Descobriram que o azul e o vermelho, justapostos, produziram efeito de um roxo mais brilhante diante dos olhos do que qualquer tinta roxa, fabricada na palheta...

Era importante transportar para as telas, sempre as mutações da luz e o aspecto visível do mundo, com suas notas brilhantes. Eram pinceladas audazes, fortes, revolucionárias,

Os artistas abandonaram a pintura acadêmica e, em vez de cores puras, adotaram o contraste das cores complementares.

Os quadros dos impressionistas nos revelam os traços de uma sociedade burguesa e relativamente satisfeita com a vida cotidiana. O impressionismo foi ganhando espaço e se espalhou por vários países do mundo.

Impressionismo no Brasil


Eliseu Visconti. Ninando no jardim, 1916. Óleo sobre tela, 65 cm x 81 cm. Museu Castro Maia, Rio de Janeiro.

Nos primeiros anos do século XXI, alguns pintores brasileiros, com Visconti à frente, criaram obras segundo a estética impressionista, ou neoimpressionista. A introdução desses estilos entre nós fez-se portanto tardiamente, num momento em que na França já as primeiras pinturas fauvistas e cubistas faziam sua aparição. Mesmo assim, representou um avanço considerável sobre o rançoso academicismo que então se praticava no país, sendo oportuno reproduzir as palavras que, no romance Mocidade morta, de 1899, Gonzaga Duque põe na boca de uma de suas personagens:

- Enquanto, na Europa, se serve de uma técnica vigorosa, possui todos os segredos da refração da luz, do prisma solar; todos os recursos da química, que lhe dão a transparência das tintas, a segurança dos valores, a límpida simplicidade dos tons, aqui continuamos nos arcaícos processos da pintura friccionada, e raquítica, sem nervos, sem sangue, sem alma!

Eliseu Visconti. Moça no trigal, 1913-16. Óleo sobre tela, 65 cm x 80 cm. Coleção particular.

Quando se leva em conta, porém, que fora da França o impressionismo só obteria uma qualidade parecida, pode-se dizer que foi grande a contribuição de Visconti, Rafael Frederico, Lucílio de Albuquerque, Carlos Oswald e alguns mais. Mais ou menos da idade de Visconti eram muitos os precursores não franceses do Impressionismo em seus respectivos países, como o italiano Plínio Nomellini ( 1863-1943) e o alemão Max Liebermann (1867-1935).

Por volta de 1914, no Brasil e em toda a América Latina, muitos eram os pintores que praticavam algum tipo de Impressionismo, embora poucos tivessem, do estilo, noção adequada. Por outro lado, ainda havia quem, naquele momento, encarasse como extremamente ousada a solução pontilhista utilizada por Visconti nas decorações do foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciadas em 1913.

Atividades:

1 - Descreva a técnica usada pelos pintores impressionistas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 - Além do jogo delicado das cores, com o que mais os impressionistas se preocupavam?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 - Após ler a descrição da obra Menina com as espigas, de Renoir, escreva quais foram os tons empregados nesse quadro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4 - Claude Monet usou na obra Ninfeias, plantas exóticas importadas do Japão. O que ele observou colocando-as no jardim de sua casa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5 - O impressionismo invadiu o bairro de Montmartre, em Paris. Lá os pintores ficavam extasiados. O que eles observavam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Observando a obra de Claude Monet Impressões do Sol nascente, que tons aparecem na tela que lhe chamam a atenção? Observando a obra você tem realmente a impressão que o Sol está nascendo?

Claude Monet, Impressões do Sol nascente, 1873. Quadro de que deu início ao Movimento Impressionista. Museu Marmottan, Paris, França.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - O impressionismo chegou ao Brasil nos primeiros anos do século XX. Ele foi aceito na concepção pura da arte ou foi mesclado com as tendências locais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário: