As cores primárias são: vermelho-magenta, azul e amarelo.
Estas cores são consideradas puras, ou seja, não podem ser obtidas através de nenhuma mistura de cores.
As cores secundárias são verde, laranja e violeta. Elas são resultado da mistura de duas cores primárias.
Observe o esquema:
Cores quentes
As cores quentes são utilizadas para transmitir sensações de prazer e calor humano. Usadas em excesso podem causar irritabilidade. Lembram o sol, o fogo, a luz. As cores quentes, por serem mais luminosas, parecem avançar para nós.
O círculo cromático inclui toda a gama do amarelo ao magenta-violeta. O vermelho é a cor mais quente.
Cores frias
As cores frias são utilizadas para transmitir sensações de calma e tranquilidade. Lembram a frescura da água. Uma cor fria ao lado de outra cor fria parece mais quente. As cores frias parecem distanciar-se de nós, por isso são bastante usadas para pintar paisagens.
O círculo cromático inclui toda a gama do verde-alface ao violeta. O verde-azul é a cor mais fria.
Policromia e contraste
Quando estudamos as cores, é importante conhecer os tipos básicos de harmonia que podem acontecer entre elas: a policromia e a monocromia.
Neste momento vamos conhecer melhor a policromia.
A policromia é o uso de várias cores no mesmo trabalho.
POLI + CROMIA = MUITAS CORES
A policromia é obtida através da combinação das três cores primárias (amarelo; azul-cian; vermelho-magenta) mais o preto para realçar os contrastes. As ilustrações que aparecem têm tonalidades e matizes que dão uma agradável sensação a quem olha.
Quando observamos um desenho, uma obra de arte, ou qualquer coisa que tenha cor e achamos muito colorido é porque apresenta muito contraste.
O contraste é um choque entre duas cores, o que causa um grande balanço visual. O contraste é bastante forte quando colocamos uma cor primária ao lado de uma cor secundária, opostas no círculo cromático, como: vermelho e verde; azul e laranja ou amarelo e roxo.
Quando usamos uma cor primária com uma cor secundária mais próxima no círculo cromático, como, por exemplo, amarelo e laranja, ou azul e verde, temos um contraste mais leve.
MONO + CROMIA = UMA COR
Você poderá obter a monocromia de todas as cores, basta acrescentar a uma cor apenas o branco ou o preto, obtendo desta forma matizes diferentes de uma mesma cor.
Quando pegamos uma cor e acrescentamos a ela um pouco de branco ou de preto, depois mais um pouco e assim sucessivamente, estamos fazendo a escala cromática desta cor.
Observe este exemplo.
Partimos do branco e vamos acrescentando uma cor até chegar à cor pura. Neste caso, a cor usada foi o magenta.
Veja quantas tonalidades podemos obter de uma só cor. Isso é MONOCROMIA.
Muitos artistas usaram a monocromia ao pintar suas obras.
Na primeira metade do século XX, as telas de uma só cor eram vistas por muitos como um sinal de morte da pintura, embora tenham marcado o renascimento da pintura por meio da experimentação abstrata. Artistas modernos e contemporâneos têm continuado a fazer experiências com pinturas monocromáticas.
Cores análogas
As cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático. Observe seu círculo cromático: cada duas cores vizinhas são chamadas de cores análogas.
Cores complementares
As cores complementares são as cores opostas no círculo cromático. Elas são chamadas de complementares porque temos uma cor secundária que completa uma primária, formando as três cores primárias.
O laranja é o complementar do azul, porque nele temos a presença do magenta e do amarelo, que são duas cores primárias restantes que completam o azul.
O verde é o complementar do magenta, porque nele temos a presença do azul e do amarelo, que são duas cores primárias restantes que completam o magenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário