A publicidade nasceu praticamente no final do
século XX, quando o sistema de produção em série ganhou força. O grande número
de operários nas fábricas, a enorme quantidade de produtos industrializados e a
grande massa de consumidores que deviam não só ser informados da existência dos
produtos, mas também ser levados a comprá-los, fizeram com que a publicidade
ganhasse força.
A publicidade acabou de se tornando um
mecanismo milionário, que envolve muito dinheiro e muitas pessoas. Usada por
vários setores, pode ser dividida em: industrial, comercial, agrícola,
esportista, turística, ecológica e humanitária, de consumo, política e social.
As técnicas usadas para as realizações
publicitárias são as mais variadas e
dependem do tipo de comunicação a ser utilizado, podendo ser: gráficas,
fotográficas, televisivas, cinematográficas, radiofônicas, etc.
A publicidade apresenta aspectos positivos e
negativos.
- Aspectos positivos: quando lança produtos ou faz chamadas de ordem social, moral ou política, como: informando sobre problemas ecológicos, como a poluição de rios, falando de crianças abandonadas ou mesmo mostrando produtos que constituem alimentação saudável.
- Aspectos negativos: quando passa mensagens de violência, de produtos que fazem mal à saúde, como o fumo e o álcool. Assim, o consumidor acaba comprando produtos inúteis ou prejudiciais.
Para que serve a publicidade?
Fundamentalmente, a publicidade responde a duas
necessidades básicas:
- · informar aos consumidores a existência de um produto;
- · persuadir o consumidor a comprar o produto.
Chamamos de publicidade tudo o que uma agência
usa para divulgar o consumo e o uso de determinados produtos.
Como funciona uma agência publicitária?
A finalidade da publicidade é vender um
produto.
O publicitário deverá escolher a melhor forma
de fazer isso e levar o público a conhecer esse produto para que haja um bom
consumo.
O organismo destinado a esse tipo de trabalho é a agência
publicitária que, uma vez encarregada da
divulgação do produto, estabelece as linhas mestras do trabalho. Ela estuda quem
serão os futuros consumidores do produto, os meios e modos mais convenientes
para convencer as pessoas a sentirem necessidade de obter e comprar o produto.
Nas agências de publicidade, as pessoas têm
funções definidas:
- · Quem deverá manter contato com o cliente.
- · Quem vai sondar o mercado (diretor de marketing).
- · Quem vai idealizar a campanha publicitária (art-director).
- · Quem vai inventar o slogan, estudar os textos que acompanharão as imagens (copywriter e art-director).
- · Quem vai fazer o design (gráfico-designer).
- · Quem vai fotografar ou criar montagens.
- · Quem deverá eventualmente preparar o tema musical.
A seguir, a agência escolherá, entre os
diversos modos de comunicação publicitária (fotografada para revistas ou
jornais, radiofônica, cinematográfica, televisiva, mural, etc.).
No caso de cinema e televisão, a agência se
limitará a idealizar e programar um breve filme.
Geralmente, são contratados artistas de renome
do cinema e da televisão para as filmagens. São poucos minutos, com mensagens
bem definidas e que custam milhões de reais.
Tecnicamente, cada publicidade contém estas
características:
- · originalidade;
- · capacidade de criar emoções;
- · repetição;
- · simbolização;
- · simplificação;
- · conhecimento do produto.
Estudando as mensagens publicitárias
As mensagens publicitárias devem atender ao maior número possível de pessoas e canais de comunicação. Seu objetivo principal é persuadir, convencer o comprador em potencial. Para isso, a publicidade se vale de uma linguagem específica.
A mensagem publicitária é formada pelo slogan, o texto explicativo sobre o serviço ou produto e o símbolo gráfico, mais conhecido como logotipo.
Slogan é um texto breve, muitas vezes em forma de símbolo, com palavras e imagens representadas. Esse mecanismo de contraste produz um resultado eficaz, provocando a curiosidade do espectador.
Texto explicativo é, muitas vezes, mais um arranjo, mais ou menos amplo, que esclarece os detalhes e valoriza o produto.
Logotipo, que pode ser variado, é uma fotografia, um desenho, uma ilustração, uma obra de arte, uma marca.
A publicidade, embora dependendo da forma como aparece, é, de qualquer maneira, um precioso meio de comunicação para a divulgação de mensagens.
Como se trabalha em uma agência de publicidade?
Vamos imaginar que estamos no interior de uma agência de publicidade para o lançamento de um produto.
A primeira coisa a ser feita é definir:
A mensagem publicitária é formada pelo slogan, o texto explicativo sobre o serviço ou produto e o símbolo gráfico, mais conhecido como logotipo.
Slogan é um texto breve, muitas vezes em forma de símbolo, com palavras e imagens representadas. Esse mecanismo de contraste produz um resultado eficaz, provocando a curiosidade do espectador.
Texto explicativo é, muitas vezes, mais um arranjo, mais ou menos amplo, que esclarece os detalhes e valoriza o produto.
Logotipo, que pode ser variado, é uma fotografia, um desenho, uma ilustração, uma obra de arte, uma marca.
A publicidade, embora dependendo da forma como aparece, é, de qualquer maneira, um precioso meio de comunicação para a divulgação de mensagens.
Como se trabalha em uma agência de publicidade?
Vamos imaginar que estamos no interior de uma agência de publicidade para o lançamento de um produto.
A primeira coisa a ser feita é definir:
- a que tipo de consumidores se dirige o produto:
- a faixa de público que se pretende atingir no mercado (target, em inglês);
- a quem será dirigida a mensagem publicitária.
Definidos esses itens, é feito o esquema (brief). Nele se detalha como deverá se desenvolver o trabalho, determinando o emissor, o receptor e a mensagem.
Depois, é levantado o custo total da propaganda. Isso se chama budget. Decide-se também o veículo de comunicação a ser utilizado (rádio, jornal, revistas, tv ou outros).
Os copywritters, isto é, as pessoas que escrevem os textos, e o diretor de arte (art-director) o responsável artístico pela propaganda, propõem, junto com outros colaboradores, diversas soluções, que são estudadas.
A partir daí, o projeto publicitário ganha forma e cresce em detalhes.
Um especialista em marketing irá sondar o mercado.
Vamos imaginar que a campanha publicitária será feita pela televisão.
Os spots televisivos são idealizados obedecendo a uma sequência de quadros, que se chamam story board. Neles aparecem enquadradas várias cenas e posições (produto e personagens). Nessas cenas, a imagem em movimento e o som deverão coincidir e poderão durar de 5 a 90 segundos.
Normalmente, concentram-se em uma história ou em uma situação, com a propaganda final do produto, caracterizando a marca.
Além dos profissionais mencionados, também trabalham para a realização de publicidade: fotógrafos, técnicos cinematográficos e outros profissionais.
Geralmente, os publicitários contratam artistas para as filmagens, mas muitos amadores se saem bem em campanhas publicitárias.
A publicidade investe em vários setores: indústria, comércio, esportes, turismo, política, sociedade, agricultura, consumo, ecologia, etc.
A publicidade ontem e hoje
Veja a grande mudança que sofreu a publicidade.
Publicidade - recortar, colar e desenhar
ATIVIDADE - Escolha um produto qualquer de uma revista e crie para ele uma campanha publicitária. Faça primeiro uma folha de revista. Cole o produto escolhido e crie um slogan e um cenário para ele.
MATERIAL - Lápis grafite, borracha, caneta hidrocor, ou outro material que você achar bom para dar acabamento a sua atividade.
Veja o exemplo ao lado.
Depois, é levantado o custo total da propaganda. Isso se chama budget. Decide-se também o veículo de comunicação a ser utilizado (rádio, jornal, revistas, tv ou outros).
Os copywritters, isto é, as pessoas que escrevem os textos, e o diretor de arte (art-director) o responsável artístico pela propaganda, propõem, junto com outros colaboradores, diversas soluções, que são estudadas.
A partir daí, o projeto publicitário ganha forma e cresce em detalhes.
Um especialista em marketing irá sondar o mercado.
Vamos imaginar que a campanha publicitária será feita pela televisão.
Os spots televisivos são idealizados obedecendo a uma sequência de quadros, que se chamam story board. Neles aparecem enquadradas várias cenas e posições (produto e personagens). Nessas cenas, a imagem em movimento e o som deverão coincidir e poderão durar de 5 a 90 segundos.
Normalmente, concentram-se em uma história ou em uma situação, com a propaganda final do produto, caracterizando a marca.
Além dos profissionais mencionados, também trabalham para a realização de publicidade: fotógrafos, técnicos cinematográficos e outros profissionais.
Geralmente, os publicitários contratam artistas para as filmagens, mas muitos amadores se saem bem em campanhas publicitárias.
A publicidade investe em vários setores: indústria, comércio, esportes, turismo, política, sociedade, agricultura, consumo, ecologia, etc.
A publicidade ontem e hoje
Veja a grande mudança que sofreu a publicidade.
Publicidade - recortar, colar e desenhar
ATIVIDADE - Escolha um produto qualquer de uma revista e crie para ele uma campanha publicitária. Faça primeiro uma folha de revista. Cole o produto escolhido e crie um slogan e um cenário para ele.
MATERIAL - Lápis grafite, borracha, caneta hidrocor, ou outro material que você achar bom para dar acabamento a sua atividade.
Veja o exemplo ao lado.
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