Perspectiva - a representação do espaço
A perspectiva é um método de representação dos objetos, dos ambientes e das paisagens de modo a se aproximar bastante da realidade.
Em muitos casos, é mais importante perceber a forma de um objeto do que as suas dimensões, que são: largura, altura e profundidade.
Vamos supor que você queira desenhar uma máquina de lavar roupa. Certamente, usará uma folha de papel que possui duas dimensões (largura e altura). A folha de papel possui uma pequena espessura, que não é considerada uma grandeza confrontável.
A perspectiva consiste em desenhar em um papel de duas dimensões um objeto de três dimensões.
Rafael Sanzio. A Escola de Atenas, 1508-1511. Mural Rafael Sanzio.
O desenho em perspectiva surgiu na Itália, na época do Renascimento. Ao lado, arcadas da Praça de Parejas, em Aranjuez, Espanha.
Foto de Manoel M. Vicente
Regras da perspectiva
A posição dos olhos do observador é chamada de ponto de vista e se considera colocada a cerca de 160 cm do solo. De perfil, o solo é representado pela linha da terra.
Linha de terra, ou traço do quadrado, é a base inferior desse quadrado e a intersecção do quadro com a parte geométrica. Observe a figura abaixo:
Perspectiva é, portanto, a arte que nos ensina a desenhar, isto é, a representar um objeto visto de um ponto determinado do espaço: o ponto de vista.
A posição dos olhos do observador é chamada de ponto de vista e se considera colocada a cerca de 160 cm do solo. De perfil, o solo é representado pela linha da terra.
Linha de terra, ou traço do quadrado, é a base inferior desse quadrado e a intersecção do quadro com a parte geométrica. Observe a figura abaixo:
Figura 01.
Para a execução da perspectiva, imagine que entre o objeto observado e os olhos do observador tenha sido interposto um plano transparente: o plano perspectivo (fig. 01).
PLANO PERSPECTIVO é aquele a partir do qual se imagina o desenho do objeto observado.
Dos olhos do observador se imagina que saia uma série de raios visuais, que alcançam o plano perspectivo; em particular, um raio que alcança perpendicularmente o plano no ponto P, o ponto principal (fig. 01).
PONTO PRINCIPAL é a projeção ortogonal do ponto de vista sobre o quadro, paralela à linha da terra.
Os feixes de luz saem dos olhos de forma cônica.
REGRA IMPORTANTE: na perspectiva, todas as linhas verticais das imagens conservam-se tantas quantas são no desenho.
As linhas horizontais convergem para o ponto de fuga ou ponto P.
PONTO DE FUGA é aquele situado sobre a linha do horizonte. Para ele convergem em perspectiva todas as paralelas, com exceção das linhas horizontais de frente.
Para se achar o ponto de fuga na linha do horizonte, faz-se necessário que a mesma seja colocada na altura dos olhos do observador; aí se encontra a linha do horizonte.
LINHA DO HORIZONTE (fig. 02) é aquela formada pelo encontro de um plano horizontal que passa à altura do ponto de vista com o plano vertical sobre o qual se projeta a imagem.
PLANO PERSPECTIVO é aquele a partir do qual se imagina o desenho do objeto observado.
Dos olhos do observador se imagina que saia uma série de raios visuais, que alcançam o plano perspectivo; em particular, um raio que alcança perpendicularmente o plano no ponto P, o ponto principal (fig. 01).
PONTO PRINCIPAL é a projeção ortogonal do ponto de vista sobre o quadro, paralela à linha da terra.
Os feixes de luz saem dos olhos de forma cônica.
REGRA IMPORTANTE: na perspectiva, todas as linhas verticais das imagens conservam-se tantas quantas são no desenho.
As linhas horizontais convergem para o ponto de fuga ou ponto P.
PONTO DE FUGA é aquele situado sobre a linha do horizonte. Para ele convergem em perspectiva todas as paralelas, com exceção das linhas horizontais de frente.
Para se achar o ponto de fuga na linha do horizonte, faz-se necessário que a mesma seja colocada na altura dos olhos do observador; aí se encontra a linha do horizonte.
LINHA DO HORIZONTE (fig. 02) é aquela formada pelo encontro de um plano horizontal que passa à altura do ponto de vista com o plano vertical sobre o qual se projeta a imagem.
Figura 02.
É BOM SABER
A palavra perspectiva vem do latim prospicere = olhar para a frente.
A perspectiva consiste em representar um objeto com um só desenho o mais próximo possível do que nossos olhos podem identificar.
- Linha do horizonte. Varia de acordo com a posição do observador. Exemplos:
- Ponto de fuga. Exemplo:
Perspectiva cônica
A perspectiva linear, quando o centro de projeção é próprio, toma o nome de perspectiva cônica ou exata.
Perspectiva cavaleira
Quando a direção for inclinada em relação ao quadro, a perspectiva é cavaleira. É de grande utilidade nos desenhos técnicos. Esta perspectiva consiste em situar planos e eixos paralelos em três dimensões do espaço: altura, largura e profundidade.
Perspectiva isométrica
A figura é representada como ela é na realidade, com uma aresta para o observador.
Usamos o eixo isométrico.
Algumas imagens de perspectiva:
Nenhum comentário:
Postar um comentário