VANGUARDAS: ANTECIPAR O FUTURO
Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa “o que marcha na frente” Artística ou politicamente, se chama vanguarda aos grupos ou correntes que apresentam uma proposta inovadora. Como se tivessem “antenas” que captassem as tendências do futuro, as vanguardas acreditam perceber, ou compreender, antes de todos, aquilo que mais tarde será o senso comum. Sua missão é, com suas ações (muitas vezes incompreendidas), fazer o futuro, acontecer agora.
VANGUARDAS EUROPEIAS
CUBISMO
O movimento cubista teve início na França, em 1907, o pintor espanhol Pablo Picasso (1881 – 1973) e Georges Braque (1882 – 1963) criaram um novo estilo que rompeu com a ideia de arte como imitação da natureza e abandonou as noções tradicionais de perspectiva.
Esses artistas procuravam novas maneiras de retratar o que viam e passaram a valorizar as formas geométricas e a retratar os objetos como se eles estivessem partidos. A pintura cubista representa todas as partes do objeto num mesmo plano frontal. A linha é contínua e a função da cor é dominante. Prevalecem as cores cinza, marrom, azul, castanho e branco.
Este estilo é chamado de Cubismo Analítico.
Levado às últimas conseqüências, essa tendência chegou a uma fragmentação tão grande dos seres que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas.
Reagido à excessiva fragmentação os cubistas passaram ao Cubismo Sintético, que procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis, mas não tanto, pois mantiveram a característica do Cubismo. No cubismo sintético as cores eram um pouco mais fortes e as formas mais decorativas.
Outra técnica introduzida pelos cubistas é a colagem, que consiste em montar a obra a partir de diferentes matérias, como figuras, jornais, madeira, etc.
As principais expressões do cubismo foram Pablo Picasso, Fernand Léger e Georges Braque.
Picasso / Factory in horta de Ebbo - Fábrica em Horta de Ebbo
Les Demoiselles d'Avignon - Picasso - 1907
Pablo Picasso - Marie-Therese Walter - 1937
Guernica
Mulher chorando, Picasso, 1937
Musical Instruments – Georges Braque - Instrumentos Musicais
Violin and Pitcher - Georges Braque, 1909-1910 - Violino e jarro
O Viaduto de L’Estaque – Georges Braque
Enseada na Normandia, Georges Braque, 1909
Girl with a Mandolin - Pablo-Picasso, 1910 - Menina com um bandolim
FUTURISMO
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação.
O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.
O futurismo enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfico pós-moderno.
A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.
Umberto Boccioni. Charge of the lancers, 1915. Têmpera e colagem sobre papel cartão. Carga dos tiros
Giacomo Balla (1871-1958) Automóvel em movimento
EXPRESSIONISMO
O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Alemanha, no início do século XX (1910) com objetivo de expressar as emoções e angustias vivida pelo homem deste período.
O termo expressionismo, define um movimento em que, nas obras de arte, a realidade é distorcida, de forma a expressar as emoções e sentimentos ou a visão íntima do artista., não retratando apenas o que ele vê, mas também o que ele sente em relação aos fatos que são presenciados, criticando por exemplo, a exploração do homem pela sociedade.
A palavra expressionismo também foi utilizada para denominar uma tendência da arte européia moderna que predominou na arte alemã de 1930 aproximadamente. Foi um estilo que aconteceu no período entre as guerras. Essa tendência pode ser vista como uma reação ao Impressionismo, que apenas se preocupava com as sensações de luz e cor e não com os problemas vividos pela sociedade da época.
A característica comum dos artistas dessa corrente foi a violenta deformação do corpo e o uso de cores que, muitas vezes não correspondem à realidade (cores fortes, vivas, escuras).
Destacam-se neste movimento, Vincent Van Gogh, James Ensor, Edvard Munch, Georges Rouault.
Autor | Edvard Munch |
Data | 1893 |
Técnica | Óleo sobre tela, Têmpera ePastel sobre cartão |
Localização | Galeria Nacional, Oslo |
Os retirantes 1944 – Cândido Portinari
ATIVIDADE
1-Pesquise, tire cópia, e cole no caderno a obra O GRITO de Edvard Munch e RETIRANTES de Candido Portinari.
2-Faça um desenho com características expressionistas, mostrando muita emoção e sentimentos como dor, tristeza, angustia, miséria, fome, violência etc. Use cores fortes para pintar.
DADAÍSMO
Formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães que, se tivessem permanecido em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço militar, o Dada foi um movimento de negação. Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra.
Fundaram um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.
Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista. O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.
Principais artistas :
Marcel Duchamp (1887-1968), François Picabia (1879-1953), Max Ernest (1891-1976), Man Ray (1890-1976).
Dadaísmo, M. Duchamp, ready made (A fonte), 1917
Marcel Diuchamp, L.H.O.O., Lápis uma reprodução de Mona Lisa, 19.7X12.4 cm
SURREALISMO
Marcel Diuchamp, L.H.O.O., Lápis uma reprodução de Mona Lisa, 19.7X12.4 cm
SURREALISMO
O movimento surrealista surgiu em Paris, em 1924, fruto de idéias de um grupo de artistas liderado por André Breton (1896 – 1966).
Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como imagens dos sonhos e das alucinações, da livre manifestação da imaginação.
O surrealismo introduziu muitas técnicas, entre elas, a fotomontagem e a colagem fotográfica.
Destacam-se os pintores e artistas gráficos espanhóis Joan Miro (1893 – 1983) e Salvador Dali (1904 – 1989), o pintor e designer russo Marc Chagall (1887 – 1985).
Obras de Salvador Dalí
A Persistência da Memória - 1931
A Persistência da Memória - 1931
O sono - 1937
Crianças Geopoliticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem - 1943
· Pesquisar, imprimir ou tirar cópia e colar no caderno de desenho, imagens de:
2 obras do cubismo,
2 obras do futurismo,
2 obras do dadaismo,
2 obras do surrealismo.
OBS: Colocar nome e autor de cada obra.
SOBRE VANGUARDAS ARTÍSTICAS
1- Cite as características da pintura cubista.
2- Quando, onde e quem iniciou o movimento cubista?
3- Cite o nome dos dois estilos do cubismo.
4- O que significa vanguarda no sentido artístico?
5- Cite o nome de três artistas que se destacaram no dadaísmo.
6- Qual era a proposta do dadaísmo?
7- Juan Miró, Salvador Dalí, e Marc Chagall são pintores de qual movimento?
8- Explique por que o pintor expressionista distorcia a realidade em suas pinturas.
9- Caracterize a obra surrealista.
10- Qual o nome do movimento que pregava a destruição dos museus e considerava a guerra como forma de higienizar o mundo?
11- Cite o nome de obras e seus pintores:
A- 3 expressionistas.
B- 3 cubistas.
C- 3 surrealistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário